Onde comer em Estocolmo

Onde comer em Estocolmo

O que se come em Estocolmo? A cozinha da Suécia é muito diferente? Descubra os pratos típicos da gastronomia de Estocolmo e conheça as melhores zonas onde comer na capital.

Pratos típicos da Suécia

  • Kottbullar: As famosas almôndegas do Ikea são o prato típico da Suécia. São pequenas bolas de carne picada acompanhadas com molho, batatas e mirtilos. Você encontrará kotbullar em praticamente todos os restaurantes de Estocolmo.
  • Kroppkakor: são croquetes de batata recheados com carne de porco ou cebola. É um prato fácil de preparar e geralmente é acompanhado por mirtilos ou mostarda.
  • Arenque: o peixe é um alimento essencial na gastronomia de Estocolmo. O arenque é um dos pratos mais típicos e geralmente é servido marinado e acompanhado com legumes. Nos supermercados, você encontrará latas de arenque em lata (surströmming), famosas por seu cheiro pestilento. Você se atreve a prová-lo?
  • Salmão: como em outras cidades nórdicas como Oslo, o salmão aparece em muitos dos pratos típicos de Estocolmo. Pode ser servido defumado, marinado, em sopa, em salada, etc. Qualquer opção é deliciosa!
  • Råraka: trata-se de uma tosta de carne com caviar e batatas, muito popular entre os habitantes de Estocolmo.
  • Estufado de alce: o älggryta ou estofado de alce é uma das carnes preferidas dos suecos. Nos restaurantes de Estocolmo, geralmente é acompanhado por cenouras ou cogumelos.
  • Biff Lindström: este prato tem muitas semelhanças com um hambúrguer, mas mistura sabores doces e salgados e costuma ser servido sem pão. Em Estocolmo, é servido acompanhado de beterraba e alcaparras.
  • Kanelbullar: é o doce típico da Suécia por excelência. São bolinhos de canela enrolados que normalmente têm nozes ou pérolas de açúcar na parte superior. Estes são sem dúvida os doces mais procurados tanto pelos suecos como por turistas.
  • Chokladboll: são pequenas bolas de chocolate, cacau, café e raspas de coco que são servidas para acompanhar o café em muitos bares de Estocolmo.
  • Smörgasbord: é o típico buffet sueco. Muitos estabelecimentos de comida de Estocolmo oferecem pratos ilimitados por um preço único. O conceito de buffet é geralmente bem-sucedido no centro das grandes cidades da Suécia.

Melhores áreas para comer em Estocolmo

Embora você encontre restaurantes em praticamente todas as áreas de Estocolmo, é sempre mais fácil encontrar mais variedade em áreas turísticas como Gamla Stan. Na Cidade Velha, existem muitos restaurantes de comida sueca e internacional que costumam oferecer o dagens rätt ou prato do dia.

Se você está à procura uma área mais específica, recomendamos a rua Drottninggatan ou a rua Kungsgatan, no coração de Norrmalm, a zona mais moderna. Aqui abundam as cadeias de fast food, restaurantes de comida internacional e outras opções que podem ser mais econômicas.

Na zona do porto, perto da parada de ferry Nybrokajen, existem muitos restaurantes cuja especialidade é peixe fresco. É uma das melhores áreas para comer salmão e arenque em Estocolmo.

Se você não tiver certeza sobre suas preferências culinárias, no mercado coberto de Östermalmshallen você pode provar os pratos típicos de Estocolmo ou até pizzas ou peças de fruta. Super variado!

Por último, em quase todos os pontos de referência de Estocolmo existem postos de comida de rua que oferecem cachorros-quentes, kebabs e fast food a um preço mais acessível. Você economizará!

O fika

Caminhando por Estocolmo, você encontrará a palavra sueca 'fika' em muitos restaurantes e cafés. É uma tradição sueca que consiste em fazer uma pausa do trabalho para tomar um café e um doce. Está provado que o fika ajuda a refrescar a mente e a ser mais produtivo no trabalho. E os suecos sabem disso!

Horários de comer

Uma das coisas que você deve ter em mente ao comer em Estocolmo é que o horário é um pouco diferente do de Portugal ou do Brasil. Na Suécia, almoça-se às 12:00 e janta-se às 18:00, por isso é difícil encontrar um restaurante que sirva jantar depois das 21:00.