Museu Nobel de Estocolmo

Museu Nobel de Estocolmo

Artigos pessoais dos premiados, documentos inéditos, imagens históricas... O Museu Nobel abriga toda a história destes prémios desde a vida do seu precursor, Alfred Nobel, até às curiosidades mais recentes.

No coração de Estocolmo, na movimentada praça Stortorget de Gamla Stan, fica o Museu Nobel, um lugar onde você pode descobrir a importância deste evento e a origem dos prêmios.

O museu se localiza no piso térreo do antigo edifício da Bolsa, que abriga também a sede da Academia Sueca, a instituição responsável por escolher os vencedores anuais dos Prêmios Nobel.

História dos Prémios Nobel

O famoso inventor Alfred Nobel nasceu em Estocolmo em 1833 e se consolidou como um dos mais inovadores engenheiros no campo do armamento. A invenção mais famosa de Alfred Nobel foi a dinamite.

Ao se dar conta do mal que poderia ter causado à humanidade por ter inventado este explosivo, Alfred Nobel decidiu mudar o seu testamento e dedicar toda a sua fortuna a uma sociedade que premiasse todos os anos as pessoas que desenvolveram benefícios para o mundo no âmbito da física, literatura, paz, ciência, etc. Os Prêmios Nobel acabavam de nascer.

Coleção

O Museu Nobel cobre toda a história dos prêmios, desde a vida de seu criador Alfred Nobel, até os objetos pessoais de alguns dos vencedores mais destacados. Na coleção são exibidos, itens de valor incalculável, como as ferramentas de Marie Curie, uma das primeiras amostras de penicilina de Fleming ou uma réplica do testamento de Nobel.

No salão principal do museu, se exibem vídeos, imagens e objetos que descrevem a carreira dos vencedores mais relevantes e suas contribuições em cada área. Através de telas táteis, os visitantes podem escolher que prêmio Nobel querem descobrir.

Um conselho

Se você se interessar pelos prêmios Nobel e tudo o que rodeia essa condecoração, é muito mais interessante visitar a Prefeitura de Estocolmo, onde é realizado o banquete anual com vencedores e o júri. O Museu Nobel é atraente para os amantes das diferentes áreas de conhecimento que abrange, mas acreditamos que a coleção não é tão completa ou objetiva quanto poderia ser.

Horário

Junho, julho e agosto:
Todos os dias das 9:00 às 20:00 horas.
De setembro a maio:
Segunda: fechado.
De terça a quinta: das 11:00 às 17:00 horas.
Sexta: das 11:00 às 20:00 horas.
Sábados e domingos: das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Adultos: kr120 (US$14,10).
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Estudantes e maiores de 65 anos: kr80 (US$9,40).

Transporte

Ônibus: linhas 2, 3, 53, 55, 57, 59 e 76.
Metro: Gamla Stan.