Moeda

A moeda oficial de Estocolmo é a coroa sueca (kr) e o seu símbolo é SEK: Cada coroa se divide em 100 öre. Embora seja sempre bom ter dinheiro em espécie, você pode pagar com cartão em praticamente todos os lugares da capital.

Notas e moedas

Em Estocolmo, você encontrará moedas de 2, 5 e 10 coroas e notas de 20, 50, 100, 500 e 1000 coroas. A moeda tem cunhada a figura do rei Gustavo VI Adolfo no anverso e o escudo da Suécia no reverso. Nas notas, aparecem personagens essenciais da história de Estocolmo e da Suécia, assim como paisagens nacionais.

Em espécie ou com cartão?

Você poderá pagar com cartão em praticamente todos os estabelecimentos de Estocolmo. Em lojas, museus e restaurantes, o mais comum é que os funcionários lhe tragam diretamente a máquina para efetuar pagamentos com cartão.

No transporte público também é possível pagar com cartão de crédito. No entanto, é sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie para alguma eventualidade.

Onde fazer câmbios de moeda

A forma mais fácil de conseguir coroas suecas em Estocolmo é fazer levantamento de dinheiro em um caixa automático (ATM). Cada entidade aplica uma comissão, pelo qual é sempre boa ideia comprovar antes das condições do seu banco. Há caixas automáticos (ATM) tanto em Gamla Stan como na parte mais nova da cidade.

Outra boa alternativa é fazer o câmbio nas casas de câmbio de Estocolmo. As mais famosas são Forex, X-Change e Exchange, e têm escritórios tanto no centro da capital como no aeroporto de Arlanda, embora aqui costumem aplicar taxas mais altas.

Tipo de câmbio

Este é o câmbio atual: kr1 (US$0,10).