Museu Vasa

Museu Vasa

Mais de trezentos anos depois de afundar, a embarcação de guerra Vasa foi resgatada das profundezas do oceano e 98% recuperado. O Vasamuseet é um museu único no mundo. Descubra por quê!

O museu Vasa ou Vasamuseet é um dos melhores museus de Estocolmo. Nesta grande embarcação localizada na ilha Djurgården se expõe um barco de guerra do século XVII resgatado do fundo do mar depois de permanecer 333 anos submerso. Uma verdadeira relíquia!

O que é o Vasa?

Em 1626, o rei sueco Gustavo II Adolfo ordenou a construção de uma grande embarcação de guerra para blindar a armada sueca. A embarcação resultante bateu todos os recordes da época: 65 canhões, 1.200 toneladas e um mastro capaz de suportar 10 velas.

A 10 de agosto de 1628, o Vasa estava preparado para zarpar do porto de Estocolmo. Os canhões disparavam em modo de celebração e todas as comportas estavam abertas. À medida que o Vasa abandonava o porto, o vento se tornou mais intenso e fez tombar o barco, fazendo com que entrasse água através dos canhões. O barco não suportou o próprio peso e o Vasa afundou a poucos metros do porto de Estocolmo.

A história do Vasa chamou a atenção do técnico marinho sueco Anders Franzén que, depois de dois anos de pesquisa, localizou o Vasa no verão de 1956. Por fim, o Vasa foi resgatado do fundo do mar e voltou à superfície 333 anos depois.

A exposição

Hoje em dia, o Vasa é a embarcação do século XVII mais bem conservada do mundo. Mantém cerca de 98% das peças originais e centenas de esculturas talhadas na madeira. O Vasamuseet foi construído com o único propósito de abrigar este gigante marinho e oferecer aos seus visitantes uma ideia concreta da navegação da época.

No museu, você encontrará uma maquete do Vasa tal como era no século XVII, uma coleção de objetos originais encontrados a bordo e imagens dos restos humanos encontrados no barco. O museu Vasa também projeta um filme de 15 minutos que mostra a história do Vasa e do resgate.

Imprescindível

O Museu Vasa é uma das atrações mais interessantes de Estocolmo. Ver de perto uma embarcação de guerra tal como era no século XVII não tem preço, e as crianças poderão se divertir em zonas interativas para saber como era a vida a bordo.

Horário

Todos os dias: das 10:00 às 19:00 horas (quarta às 20:00).
Junho, julho e agosto:
Todos os dias: das 8:30 às 18:00 horas.

Preço

Adultos: kr150 (US$16,10).
Menores de 18 anos: entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 67, 69 e 76.
Bonde: linha 7.